Criar um Site Grátis Fantástico
2. A Ceia do Senhor
2. A Ceia do Senhor

 

COMUNHÃO COM DEUS E COM O CORPO DE CRISTO
Texto Base: ICor 11.23-30.
 
 - Quatro passagens bíblicas sobre a Ceia do Senhor:
1ª Mt 26.26-29 – Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, abençoando-o, o partiu e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo. 27 E tomando um cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; 28 pois isto é o meu sangue, o sangue do pacto, o qual é derramado por muitos para remissão dos pecados. 29 Mas digo-vos que desde agora não mais beberei deste fruto da videira até aquele dia em que convosco o beba novo, no reino de meu Pai.

 2ª Mc 14.22-25 Enquanto comiam, Jesus tomou pão e, abençoando-o, o partiu e deu-lho, dizendo: Tomai; isto é o meu corpo. 23 E tomando um cálice, rendeu graças e deu-lho; e todos beberam dele. 24 E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue do pacto, que por muitos é derramado. 25 Em verdade vos digo que não beberei mais do fruto da videira, até aquele dia em que o beber, novo, no reino de Deus.

 3ª Lc 22.19-20 – E tomando pão, e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. 20 Semelhantemente, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto em meu sangue, que é derramado por vós.

 4ª ICor 11:23-26 - Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou pão; 24 e, havendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo que é por vós; fazei isto em memória de mim. 25 Semelhan-temente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. 26 Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice estareis anunciando a morte do Senhor, até que ele venha.

  Podemos aprender como Jesus e os apóstolos celebraram a Ceia do Senhor:

 - O PROPÓSITO DA CEIA DO SENHOR:
1º Propósito – "Fazei isto em memória de mim" (Lucas 22:19);

2º Propósito – "Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha" (1 Coríntios 11:26);

3º Propósito – A explicação dos símbolos que representam a Ceia do Senhor.

- O pão representa o seu corpo, que seria rasgado no calvário;

- O fruto da videira (suco de uva), representa o sangue que estava para ser derramado na cruz. Ele não deixou dúvida sobre a relação deste sacrifício com nossa salvação: "Porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos, para remissão dos pecados" Mt 26.28.

 - A ordem:
Quando comparamos estes quatro relatos, podemos também ver a ordem na qual a ceia foi observada. Jesus primeiro orou para agradecer a Deus pelo pão e então todos o partilharam. Ele orou de novo para agradecer ao Senhor pelo cálice, e todos beberam dele. Deste modo, ele chamou especial atenção para cada elemento da ceia.

A Ceia do Senhor Era tomada quando toda a congregação se reunia, como um ato de fraternidade entre os irmãos (ICor 11.17-20). Cada cristão era obrigado a examinar-se para ter certeza de que estava participando da ceia de um modo digno ICor11.27-29.

Observações sobre a Ceia do Senhor
- Porque pão sem fermento? Jesus instituiu a ceia do Senhor durante os dias judaicos dos pães asmos, uma festa anual na qual somente pão sem fermento era permitido entre os judeus Lc 22:15;
 
O fermento simboliza o pecado:
- Jesus usou para falar simbolicamente de falsas doutrinas (Mt 16.11-12);
- Paulo usou para falar das falsas doutrinas e corrupção moral Gál 5.7-16; 1 Cor 5.6-9.
Quando devemos observar a Ceia do Senhor?
- Jesus mostrou aos seus discípulos como participar deste memorial, mas não especificou quando. Devemos realizar conforme a necessidade da igreja.
Onde devemos participar da Ceia?
A Ceia do Senhor é um ato de comunhão entre cada cristão e o Senhor, e é também um ato de comunhão entre cristãos. Em Atos 20:7, os discípulos se reuniam para partir o pão. 1 Coríntios 11:20-22 distingue entre a Ceia do Senhor, que era o propósito de sua reunião como uma congregação, e as refeições comuns, que eram tomadas nas casas de cristãos. Não encontramos nenhuma autoridade na Bíblia para participar da Ceia do Senhor a sós ou fora da assembléia da igreja.
 
Quem tem o direito de tomar a Ceia do Senhor?
- A Ceia do Senhor é um ato espiritual partilhado pelo Senhor com aqueles que estão em fraternidade com ele. Jesus não ofereceu o pão e o cálice a todos, mas aos seus discípulos Mt 26.26. Aqueles que estão servindo ao Diabo não têm o direito de partilhar desta refeição com o Senhor ICor 10.16-22.

 João conta-nos que somos aptos a participar com Deus na comunhão espiritual somente se andarmos na luz do seu caminho: "Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado" (1 João 1:5-7). Somente aqueles que já foram batizados para a remissão dos pecados para entrar no corpo de Cristo devem participar da Ceia do Senhor (Atos 2:38; Gálatas 3:26-28).

O que significa participar "indignamente"? Cada um que participa da Ceia do Senhor deverá examinar-se para estar certo de que está participando de maneira correta, discernindo o verdadeiro significado do memorial. "Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim, coma do pão e beba do cálice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si" (1 Coríntios 11:27-29). A

A Ceia do Senhor – Passado, Presente e Futuro:
Passado: Olhamos para trás, para o sacrifício que Jesus fez na cruz. Entendemos isto como sendo o fundamento e o centro de nossa salvação.
- Presente: Quando meditamos no terrível preço que Jesus pagou para nos redimir de nosso pecado, nossa decisão de resistir à tentação é fortalecida.
- Futuro: Entendemos que a morte de Jesus é a base de nossa esperança, e assim proclamamos nossa fé nele quando olhamos em frente para a volta do Senhor e para nossa salvação eterna.
 
NOTA:
Não podemos impedir ninguém de tomar a Ceia do Senhor, pois esta é uma decisão pessoal, vemos "examina-se pois o homem a simesmo", portanto não compete a nós examinar a vida dos irmãos. mas por outro lado, a Bíblia diz: "Aquele que come e bebe a Ceia do senhor é réu" ou essa não está apto, para fazer parte da família de Cristo. O que usa de engano não permanece na congregação dos justos. Este é um dos motivos que muitos não conseguem firmar na palavra de Jesus Cristo, por profanarem o sagrado.
- Quem não está pronto para participar da Ceia do Senhor, não está pronto para encontrar com o Senhor Jesus, pois não faz parte do corpo de Cristo.
Tome uma decisão hoje. Se hoje ouvir a voz do Senhor teu Deus não endureça o teu coração.
- Aceita a Palavra de Deus, ande nos caminhos do Senhor, Vida A Palavra de Deus, firme os teus passos na Ronha, confie nEle e o mais Ele fará por ti, meu amado.
 
Não deixe de participar da Ceia do Senhor. Tenha este ato litúrgico como imprescindível em sua vida. 
 

Pastor: Roseval Wilson Fernandes – AD Colina dos Laranjais – Laranjal Paulista – SP

Contato: (15) 3283-4397 – 9141.7072 – 8130.3206 – Email: rosevalwf@gmail.com.




PASTOR ROSEVAL WILSON FERNANDES

Igreja Ev. Assembleia de Deus - Ministério do Belém - Rua Vanil Leandro Nunes nº 10 - Jardim Colina dos Laranjais - Laranjal Paulista-SP




Total de visitas: 24332